Depois de finalizar seu discurso no aeroporto de Lisboa, o Papa Bento XVI se dirigiu ao Mosteiro dos Jerónimos onde se realizou a cerimônia de boas-vindas ao Pontífice. Seguidamente ele se reuniu com o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, e depois saudou o pessoal do Palácio de Belém.

O Mosteiro dos Jerónimos se construiu entre 1502 e 1580 sobre o eremitério de Santa Maria de Belém, dado pelo rei Manuel I à Ordem dos Jerónimos. O complexo, que na atualidade se utiliza para a acolhida dos Chefes de Estado, está muito ligado com as viagens dos grandes exploradores e missionários portugueses, recordados também no próximo monumento da Torre de Belém.

Desde 1983 forma parte dos lugares considerados pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade e em 2007 foi o cenário da assinatura do novo Tratado de Lisboa da União Européia.

Bento XVI foi recebido pelo presidente Cavaco Silva e sua esposa e depois da cerimônia de boas-vindas, esteve acompanhado pelo Patriarca de Lisboa, o Cardeal Policarpo, e visitou brevemente a antiga igreja de Santa Maria de Belém, onde rezou ante o Santíssimo para depois percorrer o claustro do mosteiro.

Às 1:15 p.m., hora local, o Papa percorreu em Papa-móvel os 400 metros que o separavam do Palácio de Belém, construído no século XVI e serviu de residência aos monarcas portugueses até a data da declaração da República (1911), quando passou a ser residência oficial dos presidentes.

No Palácio de Belém, lugar da visita de cortesia ao presidente da República do Portugal, o Santo Padre assinou o Livro de Ouro, conversou em privado com o presidente Cavaco Silva e saudou sua família. Bento XVI também dirigiu umas palavras ao pessoal do Palácio.

Em suas palavras, Bento XVI expressou seu agradecimento "com votos do melhor êxito nas respectivas funções". O Papa também assegurou uma especial lembrança em "minhas orações de cada um e cada uma de vós com os seus familiares.".

"Queira o bom Deus do Céu abençoar-vos e fortalecer-vos com a sua graça e a sua luz para poderdes, através da consideração que demonstrais uns pelos outros no lugar de trabalho e mediante a vossa solicitude pelo bem comum que servis, favorecer no centenário da República Portuguesa uma sociedade mais justa e um futuro melhor para todos. Sobre todos, desça a bênção de Deus Todo-Poderoso Pai, Filho e Espírito Santo", concluiu.

Para ver o discurso completo do Papa no aeroporto de Lisboa ingresse em: http://www.acidigital.com/bentoxvi/viagem/portugal10/discurso2.php
 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: