O Arcebispo de San Juan, Dom. Roberto González Nieves, expressou sua tristeza pela perda de Dom. Ricardo Suriñach, Bispo Emérito de Ponce, quem partiu ontem à noite à Casa de Pai aos 76 anos de idade.

O Arcebispo afirmou que “não só Ponce perdeu a seu querido Bispo Emérito e nós perdemos um irmão, mas sim, todo Porto Rico perdeu um valente defensor do Evangelho e a um incansável promotor da educação católica”.

“Dom. Suriñach goza agora da plenitude da vida no Senhor Jesus Ressuscitado, a quem ele serve e se entregou firme e fielmente, dando autêntico testemunho de vida cristã”, adicionou o Prelado.

Dom. Suriñach faleceu no hospital São Lucas II, em Ponce, por causa das múltiplas complicações de saúde que o mantiveram vários meses hospitalizado. Nos  dias anteriores sua saúde se debilitou devido aos efeitos de uma bactéria no sangue, insuficiência renal e pneumonia.

O corpo do Prelado retornará hoje à Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na praça de Ponce, onde foi instalado como o sexto Bispo da Diocese de Ponce, em novembro de 2002.

As exéquias fúnebres começaram às 8h da manhã com uma Missa e se estenderão até a meia-noite, quando a Catedral será fechada. Os restos serão transladados até a funerária Jackie Oliver.

Amanhã, sexta-feira, a comitiva fúnebre sairá até a igreja Santa Maria Virgem, na avenida Las Américas de Ponce, onde às 10h da manhã haverá uma Missa, para em seguida partir para cemitério.

Dom. Suriñach será sepultado no cemitério Las Mercedes, em Ponce, tal e como o tinha expresso, para estar junto aos restos de sua mamãe.

Três dias de luto

Por sua vez, o prefeito de Ponce, Francisco Zayas Seijo, lamentou o trânsito do Prelado e decretou três dias de luto no Município.

Zayas recordou ao Bispo como “um líder moral portorriquenho que se distinguiu por professar os valores da Igreja Católica”.

“Estamos declarando três dias de luto. O Bispo não só representou a Igreja, mas também representou muito a toda a comunidade de Ponce”, afirmou o Prefeito.