Em meio da paralisação geral no Katmandu (Nepal) pelas protestas da oposição maoísta ao governo, o Pró-Vigário Apostólico do Nepal, Pe. Pius Perumana, assinalou que os cristãos "desembainham uma arma especial: o Terço", pedindo à Virgem Maria "pela paz, para que não se derrame sangue, para que ilumine nossos líderes a encontrar um compromisso político à crise".

Conforme assinala a agência vaticana Fides, o presbítero realizou estas afirmações logo depois de que o Prefeito Apostólico, Dom Anthony Sharma, dirigiu um convite a todas as paróquias, escolas e comunidades religiosas no Nepal para que organizem "a oração diária do Terço durante todo o mês de maio e ao menos uma hora de Adoração Eucarística Comunitária semanal, rezando especificamente pela paz no país, e para que chegue a bom porto e sem violência, o processo de redação e aprovação da nova Carta constitucional".

O Pe. Pius explicou que "o Terço é também uma excelente oportunidade para reforçar o vínculo mais profundo com os próprios familiares e vizinhos, e também para iniciar novos grupos de reflexão e oração com a Bíblia".

O Katmandu foi bloqueado devido a uma greve geral convocada pela oposição maoísta, que tem a maioria na Assembléia Constituinte e que pede a demissão do governo e sua substituição por uma coalizão de unidade nacional, para pôr em marcha a nova Constituição e acelerar o processo de paz iniciado em 2006 depois da revolução popular que levou à queda da monarquia.