Diante do recente atentado do fim de semana contra três ônibus que transportavam estudantes cristãos no Iraque e que deixou um morto e outros 170 feridos, o Arcebispo siro-católico de Mosul, Dom Basile George Casmoussa, assinalou que será feito um pedido pela "intervenção das Nações Unidas para proteger os cristãos" se as autoridades civis e militares "não nos protegem".

Conforme assinalou ontem a agência vaticana Fides, o Arcebispo destacou que "há meses, cada semana, cada dia, os cristãos sofrem ataques mais ou menos graves. Na comunidade cristã reina o medo".

"Estamos cansados e doídos pela contínua violência, pelo terror e a insegurança. Se a situação continuar assim, não poderemos mais viver nesta terra, em nossa amada terra. Sofremos esta injustiça na indiferença geral", indicou.

Neste sentido, o Prelado expressou que "necessitam-se gestos concretos, medidas claras e fortes para restituir paz e segurança à minoria cristã no Iraque" e agradeceu àqueles que "nos manifestaram solidariedade e esperamos poder construir um futuro melhor, se permitirem aos cristãos permanecer no Iraque e oferecer sua contribuição ao bem comum".