No marco da cerimônia de abertura do ano acadêmico 2010 da Universidade Católica Santo Turíbio de Mogrovejo (USAT) em Chiclayo, no norte do Peru, o Núncio Apostólico neste país, Dom Bruno Musaró, expressou que o Papa João Paulo II é modelo de proximidade com a cultura e o homem de hoje.

Assim o manifestou durante sua lição magistral titulada "O Legado de João Paulo II", dirigida à comunidade universitária da citada casa de estudos, onde participaram autoridades acadêmicas e administrativas da USAT encabeçadas pelo Grão-Chanceler e Bispo de Chiclayo, Dom Jesus Moliné Labarta; e o Reitor Hugo Calienes Bedoya; assim como autoridades nacionais e regionais.

Dom Musaró manifestou que "o legado do Papa João Paulo II, em efeito, está precedido de uma atitude fundamental de proximidade que todos os homens e mulheres do mundo sentem quando se referem a ele".

"Essa atitude o levou por todos os lados do mundo, a todos os povos, a todas as culturas, a todos os setores, grupos, estratos e situações humanas, inclusive as mais duras e complexas", indicou.

Do mesmo modo, o Núncio disse que João Paulo II "dirigiu sempre sua atenção a algumas facetas prioritárias, tais como o mundo dos jovens, o problema da justiça e a paz, o mundo do trabalho, a evangelização da cultura e o problema das vocações sacerdotais".
O evento concluiu com algumas palavras do reitor da USAT, Hugo Calienes, sobre a necessidade de que desde a universidade se proponha “soluções coerentes com a dignidade da pessoa humana” no contexto da atual crise da sociedade de hoje, fragmentada y relativista.