O Arcebispo de Barcelona, Dom Lluís Martínez Sistach, afirmou durante um ato ecumênico realizado na catedral que, “apesar do peso de nossa história e de nossas divisões”, Cristo “é ainda a fonte da esperança para a Europa e para todo mundo”.

Dom. Martínez Sistach fez esta afirmação durante o início da Semana da Prece para a Unidade dos Cristãos, organizada pela Delegação Diocesana de Ecumenismo e Relações Inter-religiosas e em que participam representantes de diversas comunidades cristãs protestantes e ortodoxas.

Em sua homilia, o Prelado assinalou que não existe temor algum a laicidade, que é “uma justa autonomia das realidades temporárias”. Entretanto, indicou que o verdadeiro perigo é o laicismo que busca prescindir de Deus.

Assinalou que os cristãos devem oferecer à Europa “o bem mais precioso e que ninguém mais pode  oferecer: A fé em Jesus Cristo”. O Arcebispo afirmou que Cristo é “fonte da esperança que não decepciona e dom que está na origem da unidade espiritual e cultural dos povos europeus”.

Dom. Martínez Sistach indicou que o cristianismo pode ser hoje e no futuro “uma contribuição essencial” para o desenvolvimento e integração da Europa.

Por sua vez, os representantes das demais denominações cristãs concordaram em apostar pela unidade, encontrando “pontos em comum no respeito e o amor”.