A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) insistiu ao Senado deste país a ratificar o novo Tratado de Redução de Armas (START) no caminho para "um mundo livre de armas nucleares", através do Arcebispo de Baltimore, Dom Edwin O’Brien, quem participou de um debate sobre a moral neste tema promovida pela Universidade Católica da América.

O Prelado analisou o mencionado tratado que reduz os arsenais nucleares da Rússia e dos Estados Unidos e o considerou como "um passo na direção correta que coloca um ponto de início para futuras reduções". Com este acordo e com a Nuclear Posture Review, indicou, "avança-se rumo à meta de um mundo sem armas nucleares, reconhece-se o perigo do terrorismo nuclear e se reduz o uso deste tipo de armas".

"Estas instruções são moralmente corretas, mas se necessita mais progresso para chegar às nossas responsabilidades morais para libertar ao mundo desta desproporcionada e indiscriminada ameaça à vida humana", explicou.

Citando o Papa Bento XVI, Dom O’Brien assinalou que "em uma guerra nuclear, não haveria vencedores, só vítimas".

"Apesar de que sempre devemos olhar o horizonte para um mundo sem armas nucleares, é igualmente importante concentrar-nos nos seguintes passos porque o caminho é longo e perigoso e devemos avançar passo a passo se queremos ter êxito", disse logo.

O Arcebispo de Baltimore fez estas declarações como parte do painel intitulado: "A ética da política de armas nucleares da administração Obama".