O vaticanista Andrea Tornielli deu a conhecer hoje através do jornal italiano Il Giornale, que o Papa Bento XVI estaria por publicar uma carta anunciando a criação de um novo dicastério vaticano: o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, que teria como tarefa tornar a evangelizar as sociedades ocidentais como a Europa e Estados Unidos que foram perdendo sua identidade cristã.

Tornielli, quem costuma estar bem informado sobre este tipo de temas, escreve: "Bento não cessa de surpreender: na próxima semana a criação de um novo dicastério na cúria romana dedicado à evangelização do Ocidente será anunciada, e este será presidido pelo Arcebispo Rino Fisichella".

A nota do Il Giornale assinala que este novo dicastério terá por meta evangelizar "países nos quais o Evangelho foi anunciado há séculos, mas nos quais a vida diária de seus povos se vê perdida. A Europa, os Estados Unidos e a América Latina seriam as áreas de influência da nova estrutura".

Para o vaticanista Tornielli, este novo dicastério seria "a novidade mais importante do pontificado do Papa Bento, um Papa que, segundo as expectativas, supunham que ia reduzir a cúria romana".

O jornalista explica logo que esta idéia foi proposta pela primeira vez pelo fundador do Movimento Comunhão e Libertação, Dom Luis Giussani ao Papa João Paulo II, mas não prosperou. Para Tornielli, a idéia teria ressurgido a partir do Patriarca de Veneza, Cardeal Angelo Scola, quem como Reitor da Pontifícia Universidade Lateranense, dedicou-se à reflexão sobre a perda da identidade cristã na Europa e o mundo ocidental.

Dom Fisichella, atual Presidente da Pontifícia Academia para a Vida, sucedeu o Cardeal Scola como Reitor da mencionada casa de estudos e compartilhou as mesmas preocupações de seu predecessor.