Depois da oração do Regina Caeli na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI propôs como exemplo de vida cristã e de resposta à própria vocação, no domingo do Bom Pastor e Jornada Mundial de Oração pelas Vocações, os sacerdotes Angelo Paoli, italiano; e José Tous e Soler a, espanhol; quem foram beatificados hoje.

O Santo Padre explicou que sobre  Angelo Paoli, beatificado na Basílica de São João de Latrão em Roma, "alegra-me recordar que foi apóstolo da caridade em Roma, conhecido como o ‘padre dos pobres’. Se dedicou especialmente aos doentes do hospital de San Giovanni, tomando a seu cargo a cura dos convalescentes".

Seu apostolado, continuou o Papa, "tinha a força da Eucaristia e a devoção da Virgem do Carmo, como também uma intensa vida de penitência. No Ano Sacerdotal, proponho com prazer seu exemplo a todos os sacerdotes, de modo particular aos que pertencem aos institutos religiosos de vida ativa".

Falando logo em espanhol sobre o beato José Tous e Soler a, elevado aos altares em Barcelona, Bento XVI se referiu a este sacerdote capuchinho que foi fundador das "Irmãs Capuchinhas da Mãe do Divino Pastor. Não obstante numerosas provas e dificuldades, nunca se deixou vencer pela amargura ou o ressentimento".

Este presbítero, disse o Papa, "destacou por sua caridade deliciosa e sua capacidade para suportar e compreender as deficiências de outros. Que seu exemplo e intercessão ajude a todos e especialmente os sacerdotes a viverem a fidelidade a Cristo".

Em catalão, Bento XVI fez votos para que "o novo beato José Tous e Soler a nos abençoe e nos proteja. Feliz domingo", concluiu.