Em um comunicado dado a conhecer esta tarde, os Legionários de Cristo explicaram que a notícia publicada hoje por um semanário espanhol sobre uma conferência ditada na Universidade Francisco de Vitoria em Madrid pelo Pe. Luis Garza, Vigário Geral da congregação, não se ajusta à realidade.

O comunicado explica que o que em realidade disse o Pe. Garza sobre os possíveis resultados da Visita Apostólica que concluiu o passado 15 de março foi o seguinte: "não sei o que indicará o Santo Padre. Não há uma indicação oficial, não há ainda uma orientação. Os reportes dos visitadores caem sob o segredo pontifício. Não acredito, sinceramente, que nenhum deles tenha revelado o que propuseram. Digo isto para também situar ou responder a algumas informações que se deram do resultado desta visita, pelo que eles (os visitadores) propuseram. Desconheço que fontes têm (os jornalistas) ou se foram só conjeturas, mas sinceramente acredito que os visitadores não revelaram a informação".

Quanto às possíveis indicações por parte da Santa Sé, o Pe. Garza indicou: "agora, pode ser que o Santo Padre envie alguém externo (de fora), para nos ajudar na congregação, como delegado, como assistente ou com qualquer outra capacidade".

Falando das tarefas pendentes depois da Visita Apostólica, o Vigário Geral assinalou que "dever-se-á investigar e conhecer responsabilidades sobre os fatos, porque isto os visitadores não o fizeram oficialmente, não instruíram uma causa de investigação em realidade. Fizeram entrevistas a muitas pessoas, perguntaram, mas não houve investigação formal sobre feitos e responsabilidades".