O Presidente da Conferência Episcopal do Chile, Dom Alejandro Goic, e o Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, sustentaram no Palácio da Moeda um encontro com o Presidente da República, Sebastián Piñera, no qual trataram o tema da reconstrução do país após o terremoto de fevereiro assim como o indulto bicentenário que beneficie os detentos de avançada idade ou em situação vulnerável.

Dom Goic se referiu ao trabalho da rede Cáritas. "A partir da próxima semana vamos inaugurar capelas provisórias, barracas, em vários setores das zonas mais danificadas para permitir que nesses lugares as pessoas possam ter um encontro de fraternidade, partilha, oração, escuta da palavra de Deus e participação da Eucaristia", disse.

Por sua parte, o Cardeal Errázuriz, referiu-se à proposta de um indulto jubilar, que neste Ano Bicentenário os pastores de nosso país propõem. O Cardeal explicou que esta iniciativa tem uma inspiração bíblica; é um esforço que favorece a vida segundo a dignidade humana, que se ecoa do lema "Chile uma mesa para todos".

"Nós –disse o Cardeal– compreendemos que se deve velar pela segurança cidadã, e que de maneira nenhuma uma pessoa que seja um perigo para a sociedade pode receber um indulto para que novamente vá delinqüir".

A quem gostaria de ver beneficiados por este indulto, explicou o Arcebispo, são "pessoas que têm comportamento exemplar, que cumpriram boa parte de suas penas, de uma maneira muito especial aqueles que são muito anciãos e que estão extremamente doentes. Também às mães que têm filhos pequenos. Por isso pedimos que se considerasse a possibilidade de redução de penas".

O Cardeal Errázuriz disse ademais que é necessário revisar os mecanismos de reabilitação que se estão desenvolvendo, e as vias de reinserção.