Por ocasião do 5° aniversário de sua eleição à Sede de Pedro, no dia de ontem, o Papa Bento XVI almoçou com 46 cardeais no Vaticano. Agradeceu-lhes por seu trabalho na guia da Igreja Católica e expressou-lhes a forte convicção que experimenta de não estar sozinho, de ter consigo a todo o Colégio Cardinalício que com ele compartilha tribulações e consolos.

Logo da intensa viagem a Malta na qual rezou ante a cripta de São Pablo convidando os católicos a aceitarem o desafio da nova evangelização, no qual rezou e acolheu um grupo de pessoas que sofreram abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero, e no qual exortou os jovens a anunciarem a Deus que ama a todos e não rejeita ninguém, Bento XVI almoçou com os cardeais da cúria vaticana na Sala Ducale do Palácio Apostólico.

No almoço o Santo Padre agradeceu aos cardeais que o acompanham "dia a dia. Sobre tudo em momentos nos quais parece ver-se confirmadas as palavras de Santo Agustinho citadas no (Concílio) Vaticano II, que a Igreja peregrinou em meio da perseguição do mundo e os consolos de Deus", assinala a nota do Osservatore Romano (LOR).

O Santo Padre disse logo que na Igreja existem dois princípios: um pessoal e outro comunitário: "O Papa tem uma responsabilidade pessoal, não delegável, o Bispo está circundado por seus presbíteros. Mas o Papa está circundado pelo Colégio Cardinalício que poderia ser chamado em termos orientais quase de seu sínodo, sua companhia permanente que o ajuda, o acompanha e o sustenta em seu trabalho".

LOR indica que o Papa concluiu indicando que "esta é a proximidade particular que o Pontífice adverte neste momento e pela qual agradece ao Senhor, enquanto invoca, para seguir adiante, a força da fé na alegria da ressurreição".

Ao finalizar o almoço, o Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, dirigiu umas palavras ao Papa Bento XVI nas quais ressaltou a grande obra do Pontífice, agradeceu-lhe sua entrega constante e reiterou a ele a disposição a seguir trabalhando pela Igreja dos "60 cardeais residentes na cidade, e também dos 121 irmãos espalhados em todo mundo, que hoje sentimos próximos de nós".

"Certo, não podemos esquecer os desafios que o mundo moderno põe a cada discípulo de Cristo e a tantos de nós pastores, mas nos sustenta sempre a luz da esperança cristã, com a certeza de que a graça do Senhor segue obrando em meio de nós!", disse o Cardeal.

Finalmente o Cardeal assegurou ao Papa que os cardeais estão com Ele "no quinto aniversário de seu pontificado. Com este espírito hoje dizemos do profundo do coração: Ad multos annos, ad multos felicissimos annos!"