O Bispo Auxiliar de Kartum, Dom Daniel Adwok Kur, advertiu sobre o crescente clima de desconfiança em Sudão após conhecer diversas irregularidades no processo eleitoral realizado em 11 de abril. Em sua opinião, distintos dados fazem pensar que não tudo foi "certeiro e justo".

Em entrevista concedida à organização católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Prelado indicou que é necessário "perguntar-se se em realidade estas eleições geraram a paz entre os povos e a transformação democrática que o Tratado Compreensivo de Paz prometeu".

"Quando se conhecerem os resultados das eleições, é muito possível que haja tensão e de fato confrontação entre as partes. A justiça eleitoral será certamente questionada", indicou o Prelado.

Seguidamente ressaltou que "para nós no norte, parece que houve falta de candidatos desejosos de promover uma visão de um Sudão que é multicultural, multilíngüe, multirracial, multi-religioso como indica a constituição interina. As pessoas querem unidade e diversidade".

Embora existam estas irregularidades, disse Dom Adwok, explicou que a população desejava estas eleições para começar o processo de paz e democracia.