A Deputada italiana, Paola Binetti, chamou os fiéis da Igreja Católica a "expressar com força a grande vitalidade do pensamento cristão, a riqueza de suas tradições e o conhecimento de que aquilo de melhor da Europa tem raízes cristãs".

Assim assinalou Binetti durante a jornada final do 31º Simpósio de Teologia da Universidade de Navarra, Espanha "Conversão cristã e evangelização".

A também diretora do departamento para a Investigação Educativa e Didática da Università Campus Bio-medico (de Roma), afirmou que "sempre é possível recuperar estas raízes, se pensarmos nos três níveis nos que somos competentes: as organizações internacionais, nacionais, e em um nível cultural mais amplo que inclui a vida e os estilos de comportamento dos cristãos; os estudos científicos interdisciplinares".

Do mesmo modo, Binetti chamou os cristãos a "jogar um papel de grande coerência pessoal, já seja na conduta privada como na pública" pondo "um sério esforço de elaboração cultural para passar ao plano das propostas políticas concretas, e ser capazes de dar respostas que vão além dos esquemas e das ideologias com os que agora nos encontramos".

"Devemos tentar ser muito mais ativos na vida pública, e considerar a política como um dos âmbitos mais importantes nos quais se pode assumir responsabilidade no bem comum", adicionou.

Finalmente, a deputada assinalou que "nossa sociedade atual na Europa pode viver com mais intensidade valores que fazem referência à pessoa (à vida), à família e à sociedade" por isso exortou os católicos a serem "valentes e audazes para defender idéias que muitas vezes vão contra a corrente".