Sob o nome "João Paulo II Magno" foi inaugurado o congresso universitário da Universidade Católica Santo Antonio de Murcia (UCAM), onde o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares, destacou a importância do magistério do Servo de Deus.

João Paulo II, afirmou o Cardeal, foi um "amigo forte de Deus, trabalhador incansável, campeão da fé, defensor dos direitos fundamentais e paladino da paz e da liberdade". Além disso, destacou "o exemplo de seus últimos meses de vida, como um dos sinais mais eloqüentes e diáfanos de seu Pontificado".

Por sua parte, o presidente da UCAM, José Luis Mendoza, recordou que esta casa de estudos "deve sua existência a João Paulo II, que promulgou a Constituição Apostólica Ex-Corde Ecclesiae".

O Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grokolewski, pronunciou a conferência inaugural "A chave hermenêutica do fascinante mosaico da personalidade de João Paulo II", onde defendeu que "cada um dos aspectos específicos, religiosos, pastorais, doutrinais, acadêmicos, culturais e sociais, presentes em seu pontificado, refletem indubitavelmente sua grandeza".