A paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração localizada no povoado El Futuro, a 100 quilômetros de Ciudad Juárez no estado de Chihuahua (México), foi incendiada por desconhecidos e à vista do fiéis que mostravam "impotência em seus rostos" sem "entender o insólito sacrilégio".

Conforme assinala o Boletim do Conselho de Analistas Católicos do México, o pároco do templo, Pe. Salvador Salgado Murguia, expressou que "entre afãs, suores e lágrimas, conseguiram controlar o fogo que foi iniciado por vários sujeitos armados que molhavam a porta da Paróquia com gasolina".

"A porta principal do templo se converteu em uma brasa; felizmente não feriu ninguém. O ataque ao templo católico, danificou parte dos instrumentos do coro e vestíbulo. Além da ofensa causada ao povo católico, que mostrava a impotência em seus rostos", assinalou.

O sacerdote assinalou ademais que por causa deste crime que foi "a gota que derramou o copo", os fiéis do lugar "vêm com tristeza a dizer-me que estão por ir embora, porque vêem como seu templo foi queimado e não pensam ficar à mercê de ser vitimados e seus lares incendiados por delinqüentes".

Até o momento as autoridades têm feito pouco ou nada ante a "violência constante das organizações criminosas e de seus seguidores que trabalham à luz da cumplicidade ou ineficácia de quem está à frente da Segurança Nacional".

Conforme assinala o jornal La Jornada, grupos criminosos do lugar "já mataram este ano mais de 80 pessoas, queimaram 16 moradias e deram ultimato aos moradores até o 4 de abril para saírem dali, em mensagens que apareceram há poucos dias em mantas e cartazes".