Há 75 anos, a cidade de Niepokalanow (Polônia) conta com um Corpo de Bombeiros Frades de São Maximiliano Maria Kolbe, santo que fundou a cidade e o esquadrão contra incêndios, um dos mais importantes do país.

Conforme assinala o jornal La Razón, em 1927 o príncipe polonês Jan Drucko-Lubecki cedeu ao sacerdote Maximiliano Maria Kolbe –quem foi assassinado em um campo de concentração nazista depois de intercambiar-se por outro prisioneiro a quem salvou a vida– um terreno a 40 quilômetros em Varsóvia. "Nesse lugar, Kolbe fundou uma cidade a que batizou Niepokalanow, que significa ‘Cidade da Imaculada’".

Depois de levantar uma basílica e um monastério, a ‘Cidade da Imaculada’ contava com 13 sacerdotes, 18 noviços, 527 irmãos leigos, 122 seminaristas menores e 82 candidatos ao sacerdócio. Em total, 762 habitantes que além de orar e desenvolver os trabalhos monásticos, exerciam profissões de mecânico, pedreiro, alfaiate, impressor, jardineiro ou bombeiro.

Quase a totalidade dos edifícios de Niepokalanow eram de madeira o que fazia as estruturas vulneráveis a possíveis incêndios. "É por isso que, em 1928, Kolbe os reuniu e disse aos frades: ‘isto recebemos do povo, não é nosso, por isso temos que nos assegurar de que não seja destruído’".

Logo puseram mãos à obra e organizaram um guarda contra incêndios. Compraram barris, pás, extintores e escadas para estar preparados. O corpo de Bombeiros foi oficialmente criado em 1931, e a ele se uniram 50 frades. Mas seu campo de ação não se limitava a proteger a cidade, mas também as localidades vizinhas.

"Hoje –conclui a nota– possuem modernos veículos e ferramentas cedidas pelas administrações, instituições sociais ou doações privadas. Além disso, assistem a exercícios práticos e a fóruns formativos organizados pelo Guarda estatal de bombeiros da Polônia. É um dos corpos de Bombeiros mais importantes do país, e conta em suas filas com 14 membros que oferecem um serviço durante 24 horas por dia".