A Conferência Episcopal do Chile realiza de 12 a 16 de abril a 99º Assembléia Plenária na capital, que aborda como tema central "o caminhar da Missão Continental no Chile, interpelado pelas conseqüências do terremoto e maremoto" no país.

Conforme assinala a nota de imprensa, a assembléia se inaugura com a presença do Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, "em uma sessão privada em Santiago. Posteriormente, os bispos se transladarão até a Casa de Retiros de Punta de Tralca, para continuar com suas sessões regulares".

Durante a reunião, os prelados dialogam sobre "as ênfases que os últimos acontecimentos no país e a Igreja (em particular o terremoto e maremoto) incorporam-se ao itinerário 2010 da Missão, que propõe para o Bicentenário o lema ‘Chile, uma mesa para todos’".

Além disso, dispõem de um tempo significativo para um "compartilhar fraterno sobre o ministério episcopal. Durante a Assembléia, os pastores elaborarão um documento em torno de diversos assuntos de interesse público, que será dado a conhecer na próxima terça-feira 20 de abril em Santiago".

A Assembléia concluirá na sexta-feira 16 de abril com uma Eucaristia às 5:30 p.m. na Catedral de Rancagua, primeiro lugar onde peregrina a imagem da Virgem do Carmo Missionária que o Papa Bento XVI deu de presente ao Chile logo do terremoto. A Assembléia reúne 31 bispos de todo o país.