Ao concluir a oração do Regina Caeli em Castelgandolfo, o Papa Bento XVI reiterou ao povo da Polônia suas sentidas condolências pelo trágico acidente aéreo no qual faleceram o Presidente deste país, Lech Kaczynski, sua esposa, e diversas autoridades do estado polonês.

Em suas palavras, o Santo Padre recordou também que entre os tripulantes do avião que caiu em Smolensk, Rússia, também se encontrava o Arcebispo Militar da Polônia. "Ao expressar meus profundos pêsames, asseguro de coração a oração de sufrágio pelas vítimas assim como de apóio à amada nação polonesa".

Bento XVI, falando logo em polonês, assinalou que os falecidos "pereceram na viagem ao Katyn, no lugar do suplício de milhares de oficiais militares assassinados há setenta anos".

"Confio a todos ao misericordioso Senhor da vida. Eu o faço unindo-me com os peregrinos reunidos no Santuário de Lagiewniki e com todos os devotos da Misericórdia de Deus no mundo inteiro", concluiu.

Ontem, sábado, o Santo Padre enviou um telegrama ao Presidente do Parlamento da Polônia, Bronislaw Komorowski, no qual expressou seu profundo pesar por esta tragédia em enluta a esta nação européia.