Ao presidir este meio-dia (hora local) a oração do Regina Caeli no Palácio Apostólico de Castelgandolfo irradiado também aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro através de telas gigantes, o Papa Bento XVI ressaltou que a missão da Igreja Católica é a de levar a todos o Amor misericordioso de Deus.

Em suas palavras ao concluir a Oitava de Páscoa, o Santo Padre recordou que foi o recordado João Paulo II quem instituiu a festa do domingo da Divina Misericórdia, em ocasião da canonização de Santa Maria Faustina Kowalska, em 30 de abril do ano 2000.

Bento XVI explicou que neste domingo o Evangelho de São João mostra o encontro de Cristo ressuscitado com seus Apóstolos. "Jesus mostra os sinais da paixão, até conceder ao incrédulo Tomé tocá-lo. Mas, como é possível que um discípulo possa duvidar? Em realidade, a condescendência divina nos permite tirar proveito também da incredulidade de Tomé além dos discípulos crentes. De fato, tocando as feridas do Senhor, o discípulo duvidoso cura não só sua desconfiança mas também a nossa", assegurou.

Logo depois de relatar que o Senhor sopra sobre os Apóstolos dizendo "recebam o Espírito Santo. A quem perdoeis os pecados, sejam-lhes perdoados, a quem não perdoeis, sejam-lhes retidos", o Papa afirmou que "esta é a missão da Igreja perenemente assistida pelo Paráclito: levar a todos o feliz anúncio, a gozosa realidade do Amor misericordioso de Deus, ‘para que –como diz São João– creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenha a vida em seu nome’".

O Santo Padre disse logo que "à luz destas palavras, animo, em particular, a todos os Pastores a seguir o exemplo do Santo Cura D’Ars, que ‘em seu tempo soube transformar o coração e a vida de tantas pessoas, porque conseguiu fazer perceber o amor misericordioso do Senhor’".

"Urge –concluiu– também em nosso tempo um anúncio e um testemunho similares da verdade do Amor. Deste modo faremos sempre mais familiar e próximo Aquele a quem não vimos com nossos olhos, mas de cuja infinita Misericórdia temos absoluta certeza. À Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, pedimos sustentar a missão da Igreja e a invocamos exultantes de alegria".

Como todos os domingos, o Papa concedeu aos fiéis presentes, ouvintes e telespectadores a sua benção apostólica.