A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) anunciou esta semana que preparará um novo documento sobre a “unidade da Espanha” e os nacionalismos, que será apresentado em sua próxima Assembléia Plenária de março.

Segundo fontes do Episcopado, a elaboração do documento foi um dos temas analisados neste fim de semana na reunião do Comitê Executivo, onde se falou também da Constituição Espanhola que previsivelmente a Comissão Permanente aprovará antes da celebração do referendo.

Do mesmo modo, os bispos falaram sobre o Plano Ibarretxe como “tema de atualidade” e reafirmaram a postura do Episcopado sobre dita proposta.

A CEE publicou no dia 7 de janeiro um comunicado onde rechaçou o Plano Ibarretxe por expor questões de suma gravidade que afetam ao coração  da realidade social da Espanha e sua unidade.

O comunicado se apoiou na doutrina moral explicada na Instrução Pastoral “Valoração moral do terrorismo na Espanha, de suas causas e de suas conseqüências”, aprovada na 79º Assembléia Plenária da CEE em novembro de 2002.

O Arcebispo de Toledo, Dom. Antonio Cañizares, afirmou recentemente que “além das razões históricas, jurídicas, econômicas, políticas e de ordenamento do Estado, do ponto de vista moral, o plano soberanista aprovado na Câmara Basca em 30  de dezembro passado expõe ulgumas questões preocupantes e de suma gravidade”.