Católicos, ortodoxos e protestantes se unirão em oração na Igreja da Anunciação do Patriarcado Grego católico de Jerusalém para pedir a graça da reconciliação, a unidade e a paz em Terra Santa, "lugar histórico onde se cumpriu a salvação por meio de Cristo".

Conforme assinala a agência vaticana Fides, a iniciativa de congregar os cristãos em oração por e em Jerusalém, "lugar de nascimento da Igreja sob a inspiração do Espírito, mas também lugar de grandes contrastes e tensões", surgiu há 5 anos em uma Vigília de Oração no Santo Sepulcro.

"A Cidade Santa e a Igreja Mãe –explica a nota– se encontram em necessidade urgente de apoio espiritual e de constantes orações de toda a Igreja, com o fim de permanecer fiéis à sua vocação" de ser um "ponto de partida" do anúncio cristão.

"Todos os cristãos de todo o mundo estão convidados a unir-se espiritualmente à Igreja de Jerusalém para esta grande oração de intercessão por nosso tempo", indica.

A oração se realizará no sábado 10 de abril às 6:00 p.m. (hora local) e será transmitida à América do Sul e do Norte, seguida de um documentário sobre a Igreja da Anunciação.

As duas edições anteriores, assinala Fides, celebraram-se na Igreja Sírio Ortodoxa e na Igreja Evangélica Luterana. A seguinte será organizada pela Igreja Ortodoxa Armênia.