O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, desprezou a nova difamação contra o Papa Bento XVI, esta vez proveniente da agência Associated Press (AP), e rechaçou suas alegações por escrito explicando simplesmente que não é necessário responder a "documentos fora de contexto".

Em suas breves declarações ante este nova tentativa de envolver o Santo Padre nos escândalos de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero, concretamente com este no qual estaria envolvido um sacerdote na Califórnia, o Pe. Lombardi assinalou que "o escritório de imprensa (da Santa Sé) não considera necessário responder a cada um dos documentos fora de contexto em relação a situações legais particulares".

O sacerdote disse logo que "não deve causar estranheza que existam documentos que levem a assinatura do Cardeal Ratzinger".

A difamação da Associated Press manipula um documento assinado pelo então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé para tentar comprometê-lo em um escândalo, sem dar contexto, sem precisar o conteúdo e citando apenas três linhas da carta. Além disso, a mesma reportagem assinala que este texto faz parte de "anos de correspondência entre o Vaticano e a diocese de Oakland, Califórnia".