O arquiteto Jaime Aloy Mas, quem dirige as obras de construção da nova paróquia de São Maximiliano María Kolbe, anunciou que as obras da nova igreja – localizada no bairro valenciano de Benimaclet– serão finalizadas em 2006.

A nova paróquia, erguida  sobre um solar de mil e 290 metros quadrados é de planta retangular e disporá de um campanário de 28 metros, salões paroquiais e salas-de-aula para catequese.

Além disso, em seu interior contará com um coro que bordeará as três laterais da nave central e poderá acolher em suas celebrações  600 paroquianos.

O arquiteto definiu o estilo arquitetônico do templo como “funcional, com as fachadas de tijolo caravista e com 18 vidraças repartidas entre os duas laterais e o fundo”.

As obras incluirão também a construção de um centro paroquial  e que terá um edifício de quatro pisos, os dois últimos destinados a moradias.

São Maximiliano María Kolbe nasceu em 1894 na cidade de Zdunska Wola, ingressou aos 13 anos no Seminário dos franciscanos Conventuais na cidade polonesa de Lvov, foi ordenado sacerdote em Roma em 1918 e em fevereiro de 1941 a Gestapo nazista o capturou e o enviou ao campo de concentração de Auschwitz. o Papa João Paulo II o canonizou em 1982 como “Mártir da Caridade”.