Este meio-dia o Papa Bento XVI rezou o Regina Coeli, a oração Mariana que durante o tempo de Páscoa substitui o Ângelus, da janela de seu palácio apostólico em Castelgandolfo, ante centenas de peregrinos que se reuniram, e a quem o Papa recordou que os cristãos devem ser mensageiros da ressurreição de Cristo, de sua vitória sobre o mal e a morte, portadores de seu amor divino.

Depois de recordar que na segunda-feira depois do domingo de ressurreição é tradicionalmente chamada “Segunda-feira do Anjo”, o Papa fez um percurso das narrações evangélicas com a presença de um ou mais anjos ante a ressurreição de Cristo.

“Todos os Evangelistas –disse o Papa- precisam que quando as mulheres se dirigem ao sepulcro e o encontram aberto e vazio, é um anjo quem lhes anuncia a Ressurreição de Jesus”.

Mais adiante explicou também que “o Anjo da ressurreição faz referência a outro significado. Temos que recordar que o termo ‘anjo’, além de definir os Anjos, criaturas espirituais dotadas de inteligência e vontade, servidores e mensageiros de Deus, é também um dos títulos mais antigos que se atribuem ao mesmo Jesus”.

“Por exemplo diz Tertuliano: ‘Ele –quer dizer Cristo- também foi chamado «anjo do conselho», quer dizer anunciador, um término que denota um ofício, não a natureza. Em efeito, devia anunciar ao mundo o grande designo do Pai para a restauração dos homens”, acrescentou.

Igualmente ressaltou que “Jesus Cristo, o Filho de Deus, é também chamado o Anjo de Deus Pai: Ele é o Mensageiro por excelência de seu amor. Queridos amigos, pensemos agora no que Jesus ressuscitado diz aos Apóstolos: ‘Como o Pai me enviou, assim vos envio’. Isto quer dizer que, como Jesus foi anunciador do amor de Deus Pai, também nós o devemos ser da caridade de Cristo: somos mensageiros de sua ressurreição, de sua vitória sobre o mal e a morte, portadores de seu amor divino”.

“Recebemos a missão de anjos, mensageiros de Cristo, no Batismo e na Confirmação. E em modo especial mediante o sacramento da Ordem os sacerdotes, ministros Cristo”, disse também o Papa.

Finalmente o Papa pediu à Virgem Maria que “ajude a acolher plenamente a graça do mistério pascal e a ser mensageiros valentes e alegres da ressurreição de Cristo”.

Seguidamente rezou o Regina Coeli, saudou os presentes em diversos idiomas, e repartiu sua Bênção apostólica.