O Arcebispado Primaz do México condenou energicamente "o covarde assassinato perpetrado no município de Pueblo Nuevo, na diocese de Durango, no qual perderam a vida 10 crianças e jovens, entre os 8 e os 21 anos de idade".

No comunicado dado a conhecer pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), destaca-se que "a violência, estendida em várias entidades do país, vem cobrando vidas inocentes de crianças e jovens o que faz mais grave os delitos que cometem pessoas desalmadas que sem pena atentam contra o presente e o futuro do México".

Os autores destes lamentáveis feitos, prossegue o texto, "vivem em pecado mortal e estão a um passo da condenação de suas almas, posto que sem misericórdia alguma para suas vítimas, tampouco poderão obter a luz da misericórdia divina".

Finalmente recorda que "a Igreja não cessa em chamar à paz e à reconciliação a estas pessoas para que mudem de atitude e voltem seu olhar para Deus".

Devido ao incidente foram suspensas as missões que três mil jovens realizariam na Semana Santa na serra de Durango.

"Possivelmente é uma decisão tomada com prudência principalmente pelos seus pais, mas também pelos superiores, por aqueles que organizam estas missões a cada ano, devido ao alto índice de insegurança na zona da serra", expressou o sacerdote porta-voz da arquidiocese de Durango, Pe. Víctor Solís Quiroga.

Entretanto, ele indicou que a missão evangelizadora não se detém e seguirá na cidade de Durango e na mesma Prelatura de Salto.