Segundo o relatório de danos em recintos religiosos entregue pelo Escritório de Estatísticas da Conferência Episcopal do Chile, os danos alcançam a 47 por cento das igrejas do país, o que corresponde ao 80 por cento dos templos das nove regiões afetadas pelo terremoto. Para sua reconstrução, indicam, necessitam-se 260 milhões de dólares.

Foram 12 as diocese afetadas, entre São Felipe e Temuco, das 27 que conformam a Igreja no Chile. Da estatística preliminar se contabilizou 545 recintos religiosos danificados, dos quais 440 correspondem a templos.

Os danos reportados são de diversas características: 19 por cento corresponde a danos severos associados ao desmoronamento e a demolição total; 24 por cento a danos graves mas que eventualmente permitiriam recuperar o templo; 25 por cento a danos consideráveis mas recuperáveis; e 32 por cento a danos reparáveis

Estes números implicam que aproximadamente um milhão de fiéis não podem congregar-se comunitariamente em sua forma habitual. Por esta razão os párocos e agentes evangelizadores deverão realizar um especial esforço para garantir a continuidade dos serviços litúrgicos e o acompanhamento espiritual, pastoral e solidário.

Pela magnitude e gravidade dos danos nos recintos religiosos, o Comitê Permanente da Conferência Episcopal do Chile constituiu uma Comissão de Apoio à Reconstrução, a qual tem como finalidade colaborar com os bispos no referente à reconstrução em suas respectivas dioceses.

Provas litográficas preliminares sustentam que a reconstrução dos templos custaria mais de 140 Bilhões de Pesos Chilenos, 260 milhões de dólares.