A Conferência Episcopal Espanhola começará amanhã a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, em que quer recordar que rezar com outros cristãos  é “uma necessidade, porque a Igreja inteira  tem que se manifestar una e unida, em comunhão”.

Este ano foi proposto o tema “Cristo, fundamento único da Igreja”, O guia celebrativo oferece a possibilidade de orar pela unidade durante os oito dias, e dedica uma oração e uma reflexão para cada um deles.

Também se aconselha que nas cidades e capitais diocesanas cada dia da semana se celebre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em uma paróquia diferente e se termine com a celebração na catedral, presidida pelo bispo local.

A celebração ecumênica começa louvando a Cristo por sua obra de salvação. Segue com o desenvolvimento penitencial e a oração de perdão, depois da palavra de Deus. Propõe-se também a utilização de um símbolo composto por duas pranchas ou vigas de madeira unidas em forma de cruz que evocariam as portas do inferno destruídas depois da Páscoa de Cristo e os materiais sólidos que se utilizam para construir uma casa.

Segundo os responsáveis, o cartaz deste ano, “recorda-nos que os cristãos são pedras vivas e integrantes na construção eclesiástica, que o Senhor invisível está sempre presente em sua Igreja dando força e coesão, e que temos que estar bem firmes e arraigados em seu amor”.

Este ano é a primeira vez que o texto proposto para sua celebração nas diferentes dioceses não só foi preparado em comum pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e a Comissão Fé e Constituição (Conselho Ecumênico das Iglesias), mas sim se publicam conjuntamente pelos dois organismos nas versões francesa e inglesa.