O Presidente da Conferência Episcopal Francesa, Cardeal André Vingt-Trois, na clausura da assembléia plenária dos bispos deste país realizada em Lourdes e que concluiu ontem, sexta-feira, deplorou a "campanha de difamação e calúnias organizada para sujar a figura do Papa Bento XVI".

O Cardeal recordou o vigor com o que o Santo Padre atuou "primeiro como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e logo como Supremo Pontífice, para pôr à disposição dos bispos os modos para atuar enérgica e claramente ante situações delituosas".

Os bispos franceses também enviaram ao Papa uma carta na qual expressam ao Papa sua solidariedade e apoio, unindo-se às suas "palavras fortes" e rigorosas medidas sobre os casos de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero.

Os prelados assinalam que "aqueles que cometeram estes atos desfiguram nossa Igreja, ferem a comunidade cristã e estendem a suspeita sobre todos os membros do clero".

"Embora –prosseguem– estes casos se dão apenas em um pequeno número de sacerdotes, o que já é muito, danifica-se assim a comunhão no presbitério incluso daqueles que vivem com gozo e fidelidade seu esforço ao serviço da Igreja".

Referindo-se à carta do Papa aos católicos da Irlanda, os bispos indicam que "nós mesmos provamos a vergonha e a amargura perante atos abomináveis perpetrados por alguns sacerdotes e religiosos" que são "atos inadmissíveis, utilizados logo em uma campanha orientada a atacar a sua pessoa (Bento XVI) e sua missão ao serviço do corpo eclesiástico".