Vestidos com trajes típicos e acompanhados por mais de 40 Santos padroeiros, as comunidades de língua quéchua residentes em Lima participaram de uma celebração eucarística na Catedral para celebrar os 470 anos da fundação desta cidade, que se celebra em  18 de janeiro.

A Missa –que desde 1996 se oficia em quechua e castelhano– foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Lima, Dom Carlos García Camader, e concelebrada pelo Padre Juan Serpa, Vigário Pastoral da Comunidade de língua nativa Quechua.

“Hoje de maneira especial nossa Igreja Mãe, a Catedral, abre os braços para acolher  seus filhos, para lhes dizer que Deus os ama e que Ele nos convida a viver o que a palavra nos há dito: ser luz, fazer a vontade de Deus seguindo o caminho de Jesus Cristo”, expressou o Prelado durante a celebração.

O Bispo ressaltou que “detrás de todas as imagens que hoje nos acompanham, há um grupo de irmãos e irmãs que com tanto carinho nos recordam que em várias partes do Peru amam ao Jesus, seguem-no e põem nele toda sua confiança”.

Ao final da Missa, um grupo representativo das irmandades e comunidades quéchuas entregaram a Dom. García um poncho andino, expressando desta maneira sua gratidão e adesão ao Pastor.

Posteriormente, as diversas irmandades dirigidas por seus mordomos e seguidas de seus fiéis, retornaram em procissão com seu Santos patronos para suas respectivas sedes.