O Bispo de San Sebastián, na Espanha, Dom José Ignacio Munilla, condenou o abuso sexual de menores e destacou a maneira como o Papa Bento XVI está confrontando "esta dolorosa realidade" com uma política de "transparência total e tolerância zero".

Segundo o jornal La Razón, o Prelado indicou que é "uma gravíssima injustiça" que grupos anticlericais generalizem fatos pontuais e o estendam a todo o clero.

Seguidamente manifestou a dor da Igreja ao ver que "alguns de seus filhos mais comprometidos tenham podido ver-se envolvidos" neste tipo de muito graves crimes que "têm como vítima a inocência de crianças e jovens".

Nesse sentido, pôs como exemplo o caso da Alemanha, onde dos 210 mil casos de abusos sexuais denunciados desde 2005, "só 0,04 por cento", quer dizer 94 denúncias, foram cometidos em instituições ligadas à Igreja.

"É bom dizer isto para enquadrar a realidade, já que seria injusto estender esta imagem ao resto de clero que, de maneira honesta e sacrificada, entregam sua vida ao serviço dos meninos e os jovens", assinalou e expressou sua confiança em que a justiça faça seu trabalho.