O Arcebispo de Armagh e Primaz da Irlanda, Cardeal Sean Brady, afirmou que a Igreja neste país "deve reformar-se e renovar-se". Neste processo, disse o prelado, a carta pastoral do Papa Bento XVI constitui uma importante fonte. Assim o indicou na homilia que celebrou hoje ao celebrar a festa do padroeiro nacional, São Patrício.

Conforme informa o L’Osservatore Romano, na Catedral de São Patrício em Armagh, o Cardeal reiterou seu pedido de perdão a "todos os que foram afetados" pelos abusos cometidos por alguns membros do clero na Irlanda, assim como aqueles que "se sentiram abandonados".

O Cardeal disse também que "devemos continuar com humildade confrontando a enormidade de danos causados pelo abuso de menores por parte de alguns eclesiásticos e religiosos, assim como as respostas inadequadas do passado a alguns destes abusos".

Como São Pedro e São Patrício, também os sucessores dos Apóstolos na Igreja na Irlanda devem reconhecer seus enganos, prosseguiu. "Acredito firmemente que Deus nos está chamando a um novo início", concluiu.