Em sua saudação em inglês hoje ao concluir a Audiência Geral, o Papa Bento XVI anunciou que já tem por escrita a carta pastoral que ofereceu para tratar o delicado tema dos casos de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero na Irlanda. O Pontífice indicou que a assinará esta sexta-feira 19 de março e que será dada a conhecer dentro de pouco.

Recordando que hoje os católicos da Irlanda celebram a festa de seu padroeiro, São Patrício, o Santo Padre disse: "como sabem, a Igreja na Irlanda nos últimos meses foi sacudida seriamente por causa da crise dos abusos de menores. Como prova de minha profunda preocupação tenho escrito uma carta pastoral concernente a esta dolorosa situação".

"Assiná-la-ei na solenidade de São José (19 de março), custódio da Sagrada Família e patrono da Igreja universal, e será enviada pouco depois", continuou.

"Peço a cada um de vós que a leia com um coração aberto e em espírito de fé. Espero que seja uma ajuda no processo de arrependimento, cura e renovação", concluiu o Papa.