O jornal La Razón adiantou que a Conferência Episcopal Espanhola preparará em breve um documento com reflexões sobre a Constituição da União Européia no qual criticará a ausência de uma menção às raízes cristãs do continente.

Segundo o jornal, “ainda está sujeito a debate mas tudo aponta a que os bispos membros da Conferência Episcopal espanhola (CEE) não pedirão explicitamente o voto nem a favor nem contra a Constituição Européia aos fiéis católicos espanhóis”.

Ante o referendum do próximo 20 de fevereiro sobre a conveniência de aprovar a Constituição Européia, os bispos publicarão algumas reflexões de caráter pastoral “para orientar os católicos e as pessoas de boa vontade sobre que aspectos a se levar  em conta na hora de votar sendo fiéis aos princípios evangélicos”.

O jornal revelou que o Comitê Executivo do Episcopado Espanhol já se reuniu para abordar, entre outras questões, a redação desse texto episcopal sobre a Constituição Européia, e citando fontes católicas da Europa Press, é previsível que “os bispos criticarão a ausência de menção das raízes cristãs na Constituição Européia”.