Ao finalizar sua assembléia plenária no último dia 10, os bispos da Conferência Episcopal da Irlanda deram a conhecer um comunicado no qual explicam que a recente reunião com o Papa Bento XVI constitui "um passo no longo processo de renovação da Igreja na Irlanda", para superar a crise gerada pelos abusos sexuais de menores por parte de alguns membros do clero.

No comunicado se destaca que "os bispos expressaram sua profunda dor pelo escândalo que se gerou" por estes casos, e se afirmam que por ocasião de sua visita ao Vaticano, os prelados "pediram perdão a todos o que sofreram abusos, às suas famílias e quantos se viram desmoralizados pela falta de liderança e responsabilidade".

Ante esta situação que em alguns casos não foi bem dirigida, o comunicado assinala que o Santo Padre "compreendendo que a atual dolorosa situação não resolverá velozmente, desafiou aos bispos a confrontar os problemas do passado com determinação e decisão e a presente crise com honestidade e coragem".

O texto assinala além que "durante a Quaresma, como parte da preparação à Páscoa, a nível diocesano local, todos os prelados se esforçarão, junto aos fiéis, em pedir perdão para conhecer a verdade e refletir sobre as omissões".

O comunicado também cita a nota do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, sobre o delicado tema dos abusos sexuais. Os bispos "acolheram que maneira favorável esta publicação e de maneira específica a referência às vítimas e seu testemunho".