Ante o pedido de ajuda para a reconstrução e organização da vida eclesiástica e litúrgica no Haiti que realizou o Núncio Apostólico no país, Dom Bernardito Auza, diferentes bispos da Espanha responderam com prontidão e generosidade enviando "quase uma centena de cálices, cálices sagrados, e patenas, junto com numerosas vestimentas litúrgicas”.

Conforme assinala a nota de imprensa, o pedido de ajuda se canalizou através da ONG Mensageiros da Paz, cujo presidente e fundador, Pe. Angel García, recebeu durante sua última viagem humanitária ao Haiti a petição do Núncio, comunicando-a por carta aos bispos de todas as diocese espanholas.

"Ademais, vários indivíduos espanhóis atenderam também ao pedido através de uma chamada realizada pelo Padre Angel em uma entrevista radiofônica no programa ‘Ao sul da semana’ que se emite na Cadeia COPE. Igualmente, algumas casas comerciais, como a loja Nazareth de Madrid, realizaram diversas contribuições de material litúrgico para as igrejas do Haiti", acrescentou.

Do mesmo modo, "o envio se completa com vários terços recebidos de Roma, nos quais figura o escudo papal e cuja cruz é uma reprodução do bastão do Papa Bento XVI, que serão destinados aos seminaristas de Porto Príncipe".

"Todas estas doações serão entregues pessoalmente ao Núncio Auza pelo Padre Julio Millán Medina, Presidente da organização Mensageiros da Paz na Andaluzia, quem viajará ao Haiti no próximo sábado 13 de março", acrescenta.