No marco do curso anual sobre Foro Interno realizado pela Penitenciaria Apostólica do Vaticano até o dia 12 de março, o Pe. Giovanni Colón, consultor deste dicastério, explicou que os sacerdotes devem ajudar os matrimônios em crise administrando a confissão identificando-se com Jesus, médico da alma, e evitando aplicar elementos da psicanálise que não fazem parte do sacramento.

Conforme informa o L’Osservatore Romano, o Pe. Colón, dos oblatos de Maria Imaculada, explica que o confessor não é um psicoterapeuta e que a confissão é "uma relação de ajuda para oferecer os instrumentos, os conhecimentos e as motivações necessárias para que os fiéis possam compreender o sentido do pecado e assumir sua própria responsabilidade de cristãos adultos".

Depois de explicar que os sacerdotes devem ajudar os casais também com a pastoral familiar, o Pe. Colón, explicou que na confissão todo presbítero deve "acolher ao penitente com a atitude misericordiosa de Jesus", ajudá-lo a compreender o sentido da vida, sua liberdade e responsabilidade, compartilhando esta última com seu cônjuge.

Trata-se, explica, de ajudar as pessoas a renovarem a própria vida à luz da fé para que possam caminhar para a santidade.

Para o presbítero, a tarefa do confessor está em "levar as pessoas ali onde se encontram a um caminho de crescimento moral e espiritual e para a maturidade", acolhendo a cada um "na totalidade de seus recursos e de seus limites".

Depois de advertir que as técnicas psicanalíticas são "absolutamente estranhas" à confissão, o Pe. Colón explica que é necessário ter em conta algumas características da sociedade atual para poder ajudar aos matrimônios em crise, como a desagregação dos valores fundamentais como a razão e a fé, o amor e a família, a dignidade e a responsabilidade que derivam do batismo.

Esta perda de valores, afirma, gera no casal o sentido da solidão, conflitividade, incomunicabilidade e ressentimento, assim como falta de maturidade, individualismo narcisista, entre outros males, que se deve ter em conta na hora de ajudar um matrimônio em crise.