A Igreja no Chile segue trabalhando e distribuindo a ajuda humanitária para as famílias danificadas de diversos setores afetados pelo terremoto que sacudiu o país o passado 27 de fevereiro.

Conforme assinala a nota da Conferência Episcopal, "embora a maioria das contribuições provenha da Cáritas do Chile e as distintas dioceses, também receberam ajuda específica como é o caso da paróquia Santa Elena, da Zona Cordilheira da Arquidiocese de Santiago".

A ajuda eclesiástica é grande e muito necessária na cidade de Concepción, onde o Arcebispo Ricardo Ezzati, estabeleceu seu centro de operações na Casa de Formação Betânia e constituiu um grupo de trabalho encabeçado pelo Bispo Auxiliar, Dom Pedro Ossandón Buljevic "junto de profissionais da equipe da Área de Pastoral Social, atribuindo-lhes a missão de coordenar as ações da Igreja diocesana para enfrentar esta emergência", indica a nota.

"Até a data, as dioceses que tomaram contato e enviaram ou enviarão ajuda foram Santiago, Chiam, Los Angeles, Temuco, Villarrica, Valdivia e Aysén".

Do mesmo modo, "no caso do decanato de Carbón, seu decano, Pe. Esteban Monsalves, informou que na localidade de Lota todas as ajudas se estão canalizando através do município sendo a Igreja parte da equipe comunal; enquanto que o Pe. Reinaldo Méndez, pároco da paróquia São Pedro de Coronel, expôs a necessidade de receber mantimentos para que sejam entregues às famílias mais afetadas".

"No decanato Arauco se tomou contato com seu decano, Pe. Flavio Torre, enquanto que no decanato Concepción o Pe. Mauricio Aguayo manteve estreito vínculo com a equipe encarregada de enfrentar esta emergência", acrescenta.

Finalmente, explica a nota, "todas as ações se desenvolveram em colaboração com o Comando Regional de Emergências e o Governo Provincial de Concepción, e logo que na Arquidiocese se conformou uma Rede de Organismos de Igreja para enfrentar este Programa Solidário, no qual participam diversas iniciativas sociais” (...). Entre elas está a conhecida “Hogar de Cristo” (ou Lar de Cristo, em português) fundada pelo santo chileno, o Pe. Alberto Hurtado, entre outras iniciativas chilenas de ajuda aos mais necessitados.