O escritório de comunicações da diocese de Talca no Chile deu a conhecer o balanço dos danos da Igreja nesta localidade, duramente golpeada pelo terremoto de 27 de fevereiro e suas fortes réplicas; e exortou a seguir trabalhando ante a emergência e pela reconstrução, com esperança e solidariedade.

O comunicado indica que a Igreja "foi afetada diretamente por este terremoto. Sacerdotes, religiosos (as), agentes pastorais ficaram sem casa. Das 51 paróquias e santuários da Diocese, 14 sofreram danos irreparáveis, 18 se encontram com danos severos e 19 sem dano algum".

Do mesmo modo, indicam "quatro casas dos Lares de Estudantes que acolhem mais de 200 jovens, também ficaram sem casa. Também nós somos danificados como povo".

Diante desta emergência, prosseguem, que golpeou duramente a todos os habitantes desta zona "nosso Bispo Dom Horacio Valenzuela Abarca nos convidou a manter viva a fé, a esperança e a solidariedade, recolhendo o testemunho de muitos irmãos que apesar do sofrimento se apoiaram em Jesus e nos irmãos".

Por isso animam a que "apesar de toda esta situação, da dor que implica e das necessidades que surgem pela catástrofe, nossa Igreja nos convida a colocarmo-nos de pé, a manter viva a esperança e a fortalecer-nos da solidariedade, proximidade e compreensão".

Assim, pedem àqueles que possam que contribuam com mantimentos de primeira necessidade e explicam que "o Departamento de Pastoral Social, através das equipes de solidariedade, canalizará toda a ajuda que chegue às diferentes paróquias e comunidades, para logo ser distribuída em cestas familiares às pessoas afetadas diretamente pelo terremoto".

"Em definitiva se espera a colaboração e solidariedade de todos, para estender uma mão generosa aos que foram mais afetados por esta tragédia. Que o Senhor nos dê sua paz em tudo", conclui.