O Ex-presidente da Polônia e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1983, Lech Walesa, enviou uma carta aos amigos e familiares de Orlando Zapata Tamayo, prisioneiro de consciência em Cuba, em que denúncia que o regime dos irmãos Castro em Cuba está "silenciosamente desfazendo-se dos que reclamam a liberdade e a democracia".

Na missiva Walesa afirma que "com uma grande tristeza recebi a notícia sobre o falecimento do prisioneiro de consciência cubano, Orlando Zapata Tamayo".

Sua morte, prossegue, "é outra prova de que o regime dos irmãos Castro não presta nenhuma atenção aos chamados da comunidade internacional ao afastamento da violação dos direitos humanos, silenciosamente desfazendo-se dos que reclamam a liberdade e a democracia".

"Hoje a trágica morte de Orlando cobra uma importância simbólica, é um desesperado clamor pela ajuda e uma atuação eficaz, fundamentalmente de parte dos políticos e os que tomam decisões mas passam em silêncio sobre a voz dos representantes da sociedade cívica em Cuba", prossegue.

Finalmente se dirige à "família e aos amigos de Orlando Zapata Tamayo expresso-lhes minhas profundas condolências e os asseguro da meu recordo e minha oração".