O Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, deu a conhecer que depois do convite que oferecido, o Papa Bento XVI aceitou presidir a consagração da Igreja da Sagrada Família. O Santo Padre chegará a esta cidade espanhola no domingo 7 de novembro para este importante evento. Também explicou que o Pontífice visitará Santiago de Compostela no dia anterior pela ocasião do Ano Jubilar.

Assim o indicou o Cardeal em conferência de imprensa realizada hoje na que assinalou que esta notícia "tem uma dimensão mundial por tratar-se, em primeiro lugar, da visita do Santo Padre que sempre tem este eco, e em segundo lugar, por dever consagrar o Templo da Sagrada Família que é um monumento religioso patrimônio da humanidade, obra do arquiteto Antonio Gaudí que tem a causa de beatificação introduzida em Roma".

Este templo, continuou, é "conhecido em todo mundo e visitado por milhões de pessoas de todos os países dos cinco continentes, e é a igreja mais importante por sua significação artística que vem sendo construída no mundo".

Logo depois de comentar que esta visita do Santo Padre "confirmará nossa fé, fortalecerá nossa esperança e impulsionará nossa caridade", o Arcebispo ressaltou que "a presença do Papa na consagração deste Templo da Sagrada Família manifesta a importância que tem o matrimônio e a família para o bem das pessoas, da Igreja e da sociedade, e como se deve trabalhar ao serviço da defesa e ajuda às famílias".

O Cardeal informou que o Papa Bento XVI também irá no sábado 6 de novembro a "Santiago de Compostela com motivo da celebração do Ano Santo".

A respeito disto, o Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio, agradeceu ao Pontífice, através da Rádio Vaticano, "por ter querido vir a Santiago como um peregrino da fé, dando testemunho de Cristo ressuscitado. Para nós é verdadeiramente uma grande alegria poder acolher o Santo Padre. Isto sem dúvida ajudará a todos a animar nossa esperança cristã em um momento no que verdadeiramente necessitamos deste impulso espiritual. O momento que estamos vivendo não é fácil".