O diretor do Arquivo Secreto Vaticano, Monsenhor Sergio Pagano, inaugurou as jornadas de história da Igreja em Canárias que se realizam na sede da Universidade de Las Palmas da Grande Canária (ULPGC).

Monsenhor Sergio Pagano participará das jornadas tituladas "O arquivo secreto vaticano: herança frente ao esquecimento; onde dará a conferência "Um tesouro para a história".

As jornadas que se prolongarão até o 4 de março e foram organizadas pelo Instituto Superior de Teologia das Ilhas Canárias (ISTIC), este ano se celebrarão tanto em Las Palmas de Grande Canária como em La Lacuna (Tenerife). Assim, os dois primeiros dias se celebrarão na sede institucional da ULPGC e os dois últimos dias na sede do ISTIC no Campus Universitário de Tafira, também na capital das Canárias.

O ISTIC pretende, com este evento, apresentar toda a documentação canária sobre a correspondência entre os bispos canários e o Núncio do Papa na Espanha. Quanto ao estudo que se apresenta recolhe o período do século XIX até o ano 1936.

Além disso, no mencionado estudo se analisam os dois episcopados, o de Tenerife desde sua criação e o de Canárias desde 1950.

Outros apresentadores que participarão das jornadas serão o investigador do Centro Superior de Investigações Científicas (CSIC), Cristóbal Robles.