As primeiras avaliações parciais do impacto que o forte sismo do sábado teve na infra-estrutura da Igreja no Chile demonstram que ao redor de 70 por cento dos templos sofreram danos importantes nas regiões afetadas.

Gustavo Villavicencio do Jornal "El Mercurio", informou no domingo que mais de 70 por cento dos templos de Santiago sofreu graves danos em seu interior e exterior. Como exemplo, pôs o caso do primeiro Mosteiro da Visitação, onde a Madre Superiora assinalou que "a igreja vai ser fechada pelo resto da vida, não temos dinheiro para repará-la e o Mosteiro corre risco de desmoronamento, nós vivemos da providência".

Outros templos históricos severamente afetados são o Mosteiro das Adoradoras (Monasterio de las Adoratrices), a Igreja da Gratidão Nacional, a capela do Colégio dos Sagrados Corações de Alameda, a Basílica do Salvador, o templo de São Isidro Lavrador, e a igreja da Divina Providência.

Por sua parte, o Bispado de São Bernardo informou que, depois de uma primeira avaliação, sofreram grave destruição o templo da Puríssima de Maipo, os templos paroquiais de Buin, Pirque, Valdivia de Paine, Calera de Tango, "alguns dos quais não será possível usar novamente".

Graças a Deus, "o Hospital Paroquial está em pleno funcionamento, cumprindo fielmente seu serviço à comunidade, tendo sofrido alguns danos em sua estrutura que estão sendo estudados", assinalou o Bispado de São Bernardo.