Em uma imediata resposta pastoral ao terremoto que deixou perto de 300 mortos e afetou a 11 das 16 regiões do país, Dom Alejandro Goic, Presidente da Conferência Episcopal do Chile, assinalou que este é "tempo de orar e nos unirmos como uma família que somos".

"Esta foi uma catástrofe. Doemo-nos pelos irmãos e irmãs que perderam a vida, expressamos nossa proximidade e oração a seus familiares e amigos, também aos quem perderam seus bens conseguidos com o esforço de toda uma vida", disse o Prelado, em nome de todos os bispos do país.

Dom Goic assinalou que "fiel à sua missão, a Igreja compromete seu apoio espiritual e sua ação solidária nesta hora de tragédia. Com a força do Evangelho somos portadores de esperança em momentos de temor, de dor e de desastre".

Às autoridades, servidores públicos e aos voluntários oferecemos toda nossa ajuda. Desde já, a Cáritas Chile criou uma conta especial para receber ajuda em dinheiro que se levará às localidades mais danificadas.  Que o Senhor nos dê sua paz e a Virgem do Carmo nos cubra com seu manto protetor para que possamos nos levantar desta hora amarga. Força Chile, e que o Deus da vida abençoe a todos",  concluiu o Prelado.

A Cáritas do Chile, por sua parte,  habilitou uma conta corrente para canalizar ajuda. Para maior informação sobre como canalizar ajuda escreva à:  caritas@caritaschile.org ; para mais informação, em espanhol, sobre o estado dos esforços de recuperação, visitar o portal da Igreja no Chile: www.iglesia.cl