Neste fim de semana serão ordenados dois novos bispos no Brasil: o redentorista monsenhor José Luiz Majella Delgado, no sábado, 27, no Santuário Nacional de Aparecida (SP); e monsenhor Edmar Perón, no domingo, 28, na catedral de Nossa Senhora da Glória, em Maringá (PR).

Segundo a informação oferecida pela CNBB em seu portal web, a ordenação do sábado será do novo bispo de Jataí (GO), monsenhor José Luiz Majella Delgado. O bispo ordenante será o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha. Os consagrantes serão Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida; e o bispo emérito de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ), dom Waldyr Calheiros de Novas. Monsenhor Majella foi nomeado pelo Papa Bento XVI em dezembro de 2009. Ele vai suceder a dom Aloísio Hilário de Pinho, PODP, da diocese de Jataí, no estado do Goiás, que teve sua renúncia aceita pelo papa conforme prevê o cânon 401 §1º por chegar ao limite de idade. A celebração terá início às 18h, e será transmitida pela TV Aparecida. 

Entre outras atividades, monsenhor Majella foi secretário executivo local para a V Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, em Aparecida, em 2007, evento que contou com a abertura do Papa Bento XVI. Ele também exerceu a função de subsecretário adjunto geral da CNBB, por dois anos, cargo que ele ocupou até janeiro deste ano.

Eleito bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP), pelo papa Bento XVI, em dezembro de 2009, monsenhor Edmar Peron é paranaense de Maringá. Na arquidiocese de São Paulo, ele sucede a dom Pedro Luiz Stringhini, na região episcopal de Belém. A sua ordenação episcopal acontece na catedral basílica menor de Nossa Senhora da Glória, em Maringá, sendo bispo ordenante dom Jaime Luiz Coelho, de 93 anos, arcebispo emérito de Maringá. Apesar de muitos anos no episcopado, Dom Jaime nunca ordenou um bispo.  Dom Anuar Battisti (arcebispo de Maringá) e o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, serão os consagrantes. A solenidade acontece às 15h30.