O Arcebispo de Acapulco, Dom Felipe Aguirre Franco, advertiu que não se pode dar atenção aos "caprichos" de grupos minoritários que procuram despenalizar o aborto promovendo mudanças na legislação e que ao contrário, é necessário sempre considerar "o respeito à vida".

Em recentes declarações o Prelado explicou que "estamos empenhados em tirar o México de crises terríveis; a violência do crime organizado é o mais urgente, isso deveriam estar discutindo os corpos legislativos, para dar soluções e unir à sociedade, não para crispá-la, e isso é o que acontece ao discutir esses temas" como o aborto.

Depois de reiterar que a Igreja sempre defende a vida contra todo tipo de ameaças, Dom Aguirre indicou que "o tema do aborto não é religioso, é um tema que corresponde a todos, em todos os campos. Não é um tema laico, é um tema que corresponde a todos".

Ao comentar algumas tentativas de feministas abortistas por despenalizar o aborto no estado de Guerrero, o Prelado sublinhou que se devem respeitar os direitos já existentes na Constituição: "não deverá insistir em criar leis que distorçam, é inoportuno querer reviver este tema, quando a vida é que deve ser respeitada".