O Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, condecorou com a Ordem Nacional ao Mérito no Grau de Grande Cruz, o Arcebispo da Cracóvia (Polônia) e que foi secretário pessoal de João Paulo II durante 40 anos, Cardeal Stanislaw Dziwisz.

O Governo colombiano afirmou que a condecoração é "em sinal da admiração que professamos os colombianos e o respeito à sua tarefa pastoral, orientada a ajudar desde a fé a superar qualquer forma de opressão". Além disso, indicou, é mostra "dos profundos laços e estreitas relações entre a Colômbia e Polônia, especialmente com a Igreja".

A cerimônia se realizou na Casa Nariño, onde o Cardeal expressou seu agradecimento e recordou a ocasião em que acompanhou em sua visita a Colômbia "Sua Santidade João Paulo II como secretário privado em 1 de julho de 1986". Nessa oportunidade, acrescentou, o pontífice chamou a construir uma "civilização do amor", onde "sejam tutelados e preservados os direitos fundamentais da pessoa, as liberdades civis e os direitos sociais com plena liberdade e responsabilidade".

O arcebispo de Cracóvia destacou o ardor que existe para com João Paulo II e assegurou que este se deve ao fato de que este pontífice "mudou o mundo desde o ponto de vista político e religioso, ensinou que a solução aos problemas está na solidariedade e no amor e ultrapassou todos os limiares".