Os presidentes das conferências episcopais dos países do sudeste da Europa se reunirão para tratar os direitos e deveres das minorias católicas de seus países. A conferência terá lugar entre o 25 e 28 de fevereiro na República da Moldavia. Estarão presentes prelados representantes da Albânia, Bósnia, Herzegovina, Bulgária, Chipre, Grécia, Moldávia, Romênia.

No transcurso da reunião haverá uma intervenção do presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, Cardeal Peter Erdo. Também se contará com a presença do Núncio Apostólico na Romênia e a República da Moldávia, Dom Francisco Javier Lozano; e Dom Aldo Giordano, observador permanente da Santa Sé ante o Conselho da Europa.

"Neste encontro, queremos analisar a peculiar situação da Igreja Católica nesses países onde é uma minoria", disse o Cardeal Vinko Puljic, Arcebispo de Sarajevo. "Não só falaremos dos direitos que nos correspondem como qualquer outra reconhecida instituição, mas examinaremos a contribuição específica que podem fazer os católicos para a realização do bem comum em nossas sociedades", continuou.

Os bispos também analisarão a "rápida e encaminhada transformação" em suas sociedades as quais "provaram-se abertamente no passado" e "são ameaçadas hoje por um processo de secularismo desenfreado".

"Hoje em dia, as famílias em nossas sociedades, devem enfrentar novos problemas que antes não representavam uma grande margem, como desemprego, emigração, alcoolismo, consumo de drogas e aborto", mencionou o Cardeal Puljic. "De tal maneira, a Igreja Católica deve procurar manter os valores tradicionais das pessoas, para proclamá-las uma vez mais e fortalecê-las", concluiu.