O Arcebispo de Santo Domingo (República Dominicana), Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, considerou que é uma "vergonha que os narcotraficantes estejam por sua conta no país e que haja muitas instâncias de poder, entre militares e juízes, que estão se burlando do povo dominicano" pondo em liberdade pessoas condenadas por diferentes delitos.

O Cardeal se expressou assim logo depois de uma Eucaristia celebrada na sede do Hospital Salvador B. Gautier, do Instituto Dominicano de Seguros sociais (IDSS) que contou com a participação de autoridades, médicos, enfermeiras e pacientes da entidade.

Depois de assinalar que "há muitas coisas envolvidas nas decisões judiciais que põem em liberdade a reconhecidos delinqüentes", o Cardeal Rodríguez sublinhou que "o primeiro que se deverá revisar é o Código Processual Penitenciário" que qualificou de "imposto por distintos organismos internacionais" e com o qual "eu não estou de acordo".

"Infelizmente, é uma vergonha que esses bandoleiros estejam tomando o país e que haja muitas instâncias do poder, militares, e os mesmos juízes que os estejam apoiando", afirmou.

Faz um mês o Cardeal reprovou também esta atitude de alguns magistrados e assinalou que resulta "penoso na atual situação de comoção que se vive no país pelo desastre ocorrido com o terremoto no Haiti, que alguns juízes se despachem com sentenças discutíveis e repreensíveis".