Com ocasião do Ano Europeu 2010 para combater a pobreza e a exclusão, a Comissão dos Episcopados da Comunidade Européia (COMECE) e a Cáritas Europa alentam os prelados do Velho Continente a visitar os mais necessitados este domingo 14 de fevereiro, imitando o gesto do Papa Bento XVI ao visitar os serviços da Cáritas Roma.

Dom Adrianus van Luyn, Presidente da COMECE, e o Pe. Erny Gillen, Presidente da Cáritas Europa, enviaram uma carta a todos os bispos membros da COMECE e a todas as organizações do Caritas na Europa animando os prelados a seguirem o exemplo do Santo Padre em sua respectivas dioceses "como um gesto de unidade espiritual nesse dia"que a Igreja recorda os Santos Cirilo e Metódio, co-padroeiros da Europa.

Em resposta a este convite, já se sabe que em 60 diocese européias se realizarão este tipo de visitas entre as quais se encontram a de Dom Fernand Franck, quem em Luxemburgo se dirigirá a um centro para pessoas pobres. Na Polônia, Dom Antoni Dydycz na diocese de Drohiczyn vai visitar os presidiários. O Centro Mensa Auxilium da Caritas Gênova (Itália), receberá ao Cardeal Angelo Bagnasco. Na Áustria, na diocese de Graz Seckau, Dom Egon Kapellari almoçará em Marienstüberl com um grupo de indigentes, enquanto que o Cardeal Schönborn será acolhido no centro Gruft de Viena.

Caritas a Europa recorda além que sua campanha "Zero Pobreza" www.zeropoverty.org expõe uma série de atividades concretas para ajudar os mais necessitados. Por sua parte, o tema da luta contra a pobreza será tratado na Assembléia Plenária da COMECE em Bruxelas entre o 12 e 14 de abril.